terça-feira, 17 de maio de 2011

SOLO DE BANDOLIM

Eis-me, de novo, em São Bento da Barra Feliz. A ponte é a mesma, sobre o rio Santa Bárbara, mas a noite é clara, mercê da lua, de nudez inteira oferecida. Na outra viagem, as nuvens contidas pela serra desciam o vale, brumavam as casas.

As névoas, acomodadas, pareciam dormir nas ruas, ao lado de cabras, burros e cães.

Entre eles, caminhei, seguro de vencer aquela leguazinha do destino, um pouco tirana comigo. Em Nova Era,  perdera o amigo e a mala: os dois decidiram outra rota, deixando-me nas mãos apenas os dedos. Sempre acreditei que os bons caminhos são os caminhos encostados aos rios: as trilhas em campo seco podem interromper-se ou embaralhar-se. As águas prometem sempre o destino final da liberdade, a montanha ou o mar.

Subi, assim, o Piracicaba, com a solidariedade dos humildes, a única que assiste ao viajante, e cheguei a São Bento da Barra Feliz, noite ao meio.

Ouvi, não muito longe das águas, rumor de cordas. Era um bandolim solitário e discreto. Pensei, de pronto, que anunciasse baile – e me aproximei. Encostado ao muro velho, quase dele participando, como alto-relevo (era a ilusão das brumas) o homem tocava seu instrumento. Cochichou-me uma saudação, supondo-me seu compatriota. Aproximei-me:

             - Por que não toca mais alto? Assim a moça não acorda.

             - Não quero acordá-la. Toco para que seu sono seja suave.

O muro era alto, as névoas cobriam além, não vi luzes, não ouvi o sopro de cortinas que se abrissem.

               - Sim, ela dorme.

O homem parou de tocar, dando noticias de seu espanto:

                 - O senhor é do Morro Grande?

Era a primeira vez que alguém endereçava à minha adolescência tratamento de respeito.

                 - Não, de longe. Bem longe.

                - Então por isso é que não sabe. Ela não vai acordar, não. Está ouvindo o remanso?

Percebi, então, que o rio entrava até perto de nós, em enseada estreita.

                     - Ela dorme no remanso. Minha filha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário